BRAZIL-U.A.E.-ITALY-CHINA-RUSSIA

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TERMOMETRIA!


A Termometria no Esporte

  Cesar Moreira
A Termometria é um método de diagnóstico por imagem que vem trazendo inúmeros benefícios à população mundial. É um método não invasivo, não emite nenhum tipo de radiação, não há qualquer contato físico com o paciente e é totalmente indolor.


É utilizado na medicina em diversas especialidades, especialmente no diagnóstico ao câncer de mama (método auxiliar à mamografia), na odontologia, na detecção de DTMs e comprometimentos musculares, e na fisioterapia, detectando e localizando lesões musculares e de ligamentos.


As imagens são captadas por um termosensor, bastante sensível (0,1ºC) e um software faz a correspondência das variações de temperaturas com cores. Temperaturas mais altas, cores mais vibrantes, temperaturas mais baixas, cores mais frias.




A Termometria nos possibilita uma avaliação fisiológica, e não anatômica. Dessa forma, é capaz de detectar um processo inflamatório no tecido muscular ou em uma articulação, antes mesmo de qualquer sintoma clínico.
Um atleta pode ter seu treinamento reduzido por um determinado período de tempo, enquanto há o acompanhamento da regressão da lesão, e após esse período retornar ao ritmo normal de treinamento, ao contrário do que acontece em muitas situações, onde o atleta continua treinando num ritmo muito forte, a lesão evolui, e quando os sintomas clínicos aparecem, a lesão tem um grau de evolução tal, que o período de inatividade do atleta acaba sendo muito maior do que seria caso o diagnóstico tivesse acontecido de forme precoce.

A fibromialgia, que acomete cada vez mais pessoas em todo mundo, tem seu diagnóstico bastante complexo. E a Termometria consegue registrar com imagens características (imagem de manto) essa síndrome dolorosa. A dificuldade do diagnóstico se dá pelo fato de muitas vezes essa dor se irradiar. E fica difícil para que em um exame clínico se diagnostique a lesão.

E a Termometria consegue não só dar o diagnóstico, como localiza com precisão o local e a delimitação dos “pontos gatilhos”, ou pontos de origem de toda essa sensação dolorosa irradiada. Dessa forma, o plano de tratamento, agora com os pontos identificados, pode ser muito mais bem direcionado e sua eficácia aumentada.





Atletas, sejam eles amadores ou profissionais, sempre visam melhorar sua performance, sem comprometimento da sua integridade física. E um exame que possa detectar qualquer processo inflamatório inicial, onde a precocidade do diagnóstico vai levar a um tratamento muito mais eficaz e um período de inatividade muito menor, é um grande avanço e pode tornar o nível de preparação do atleta muito otimizado.

E o fato de ser indolor e não emitir radiação, faz com que o atleta seja submetido ao exame quantas vezes achar necessário, sem risco nenhum de comprometimento de sua saúde.


A Termometria é aprovada pelo FDA, faz parte da Classificação Internacional de Procedimento Médicos publicados pela Organização Mundial de Saúde, é reconhecida pela Associação Médica Americana como método diagnóstico, e faz parte do rol de procedimentos da AMB (Associação Médica Brasileira).

Hoje em dia as especialidades médicas estão cada vez mais alinhadas com os avanços tecnológicos. E com certeza, a Termometria vem para contribuir muito com o aprimoramento na preparação dos atletas. 

Se quiser utilizar esse método entre em contato com contato@cwimagens.com.br