sábado, 7 de julho de 2012
BJ PENN E OS IRMAOS MENDES!
Por Guilherme Cruz
Foto arquivo pessoal
Os irmãos Rafael e Guilherme Mendes, que juntos somam seis títulos mundiais na faixa preta de Jiu-Jitsu, contaram com a presença de BJ Penn, ex-campeão do UFC, na estreia da nova academia dos Mendes em Costa Mesa, na Califórnia, a Art of Jiu-Jitsu.
“Somos amigos do BJ há algum tempo, o conhecemos por intermédio do nosso amigo e patrocinador Pat Tenore, fundador da RVCA. Estivemos com ele no Havaí em dezembro do ano passado e, quando ele ficou sabendo que estávamos inaugurando nossa academia. Ele disse que poderíamos contar com sua presença”, contam os irmãos.
Apesar de comandarem a Art of Jiu-Jitsu na Terra do Tio Sam, a dupla garante que ainda representa a Atos Jiu-Jitsu, de Ramon Lemos e André Galvão. “Nossa academia é chamada Art of Jiu-Jitsu Academy, mas nosso time é Atos. Continuamos com a nossa equipe firmes e fortes”.
Na inauguração, a dupla treinou com Penn, primeiro gringo a se tornar campeão mundial de Jiu-Jitsu na graduação máxima, e ficaram impressionados com o talento do havaiano.
“Ninguém ganha um Mundial de Jiu-Jitsu à toa, todos sabem do nível de dificuldade que é e o trabalho duro que é necessário por trás desse titulo. O BJ, além de ser forte e flexível, também é muito cabeça aberta e gosta de aprender”, elogiam. “Foi excelente treinar com ele, trocamos bastante informações e com certeza treinaremos muito mais em breve”..
No MMA, BJ mostrou uma excelente trocação, anotando sete vitórias por nocaute. Dono de quatro finalizações no UFC, o ex-número um dos leves e meio-médios nunca deixou a arte suave de lado, e os Mendes acreditam que ele teria sucesso caso se aventurasse no Mundial de Jiu-Jitsu.
“Ele com certeza teria sucesso, dissemos isso a ele”, revelam. “Se ele treinar com a gente aqui ele ganha mais um Mundial de Jiu-Jitsu (risos). Vai ser o primeiro não brasileiro a vencer dois Mundiais”.
O foco do havaiano, hoje, é o retorno ao UFC, marcado para o dia 22 de setembro, contra Rory MacDonald. Buscando a volta por cima após vencer apenas uma das últimas cinco lutas, Penn tem o apoio dos irmãos brasileiros.
“Contamos com a vitória, com certeza. E esperamos contribuir o máximo com o Jiu-Jitsu para que ele alcance a finalizacao."